segunda-feira, 23 de maio de 2011

RESUMO:QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA E NO RECREIO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS


O presente trabalho analisa a questão do recreio escolar não apenas como um espaço de liberdade e de espontaneidade mas sim como um espaço onde ocorrem também aprendizagens não oficiais, que podem ser observadas através da distribuição, apropriação e disputa dos espaços que estão a disposição dos alunos no recreio. Tradicionalmente vemos que meninos adolescentes ocupam as quadras esportivas em sua maioria e valendo-se de algumas ideias “machistas” de que todas as mulheres são menos habilidosas, ou menos fortes, ou menos capazes neste esporte; o que, no entanto, de acordo como a ciência e as realizações femininas já vivenciadas pela nossa sociedade não é verdade; impondo assim de forma preconceituosa sua suposta superioridade historicamente mal construída!
Estes esteriótipos são criados a partir de situações de desigualdade a qual não só as mulheres são vitimas mais também os negros, homossexuais, heterossexuais, bissexuais e transsexuais que foram historicamente transmitidas e perpetuadas através do meio onde nosso aluno vive as vezes de forma consciente ou não!
No que se refere a o gênero, as crianças aprendem algumas formas de agir e se comportar como meninos e meninas de acordo com os esteriótipos historicamente construídos.
Na questão da disputa espacial dos alunos por idade, vemos que normalmente os maiores e mais fortes escolhem seus espaços e os mantem sempre por intimidação e se necessário até com o uso da força.

Prof. Willian

Nenhum comentário:

Postar um comentário